Humberto Costa ressalta indicadores sociais e critica discurso da oposição

Da Redação | 26/02/2013, 17h55

O senador Humberto Costa (PT-PE) citou conquistas do governo federal nos últimos anos e criticou o “discurso de desconstrução” da oposição. Ele lembrou que, na semana passada, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e outros parlamentares fizeram “retumbantes críticas" aos dez anos de governo do PT, em particular do governo da presidente Dilma Rousseff, observando que “esse discurso de desconstrução não dialoga com a realidade”.

O parlamentar citou apenas indicadores de redução de desigualdade e da eliminação da pobreza para mostrar os avanços do país sob o governo do PT. Afirmou que a renda dos 20% mais pobres cresceu 5,1% ao ano, um ritmo sete vezes maior que nos governos anteriores.  A parcela da população com renda domiciliar per capita de US$ 1,25 por dia caiu de 14% para 4,2%.

O salário mínimo cresceu 70,7% em termos reais nos últimos oito anos, afirmou o parlamentar. Saíram da miséria absoluta mais de 22 milhões de brasileiros. O senador citou também a política econômica do governo, que possibilitou a geração de quase 20 milhões de empregos formais nos últimos dez anos, tendo hoje o Brasil a menor taxa de desemprego dos últimos anos (5,4%, em janeiro de 2013).

Humberto Costa ressaltou ainda a manutenção do crescimento econômico que, embora pequeno, foi mantido em plena crise econômica mundial, quando muitos países enfrentam recessão.

O senador criticou ainda a oposição por não apresentar, em suas críticas, “uma única proposta que diga como o Brasil pode crescer com mais rapidez”.

Humberto Costa foi aparteado pelos senadores Mário Couto (PSDB-PA) e Aloysio Nunes (PSDB-SP), que enfatizaram o papel da oposição em apontar as falhas do governo, e pelo senador Wellington Dias (PT-PI), que elogiou seu pronunciamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: