Ana Amélia alerta para situação crítica dos hospitais filantrópicos

Da Redação | 25/02/2013, 17h20

Reajuste na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), liberação dos recursos das emendas parlamentares e refinanciamento das dívidas dos hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórdia são algumas das propostas apresentadas pela senadora Ana Amélia (PP-RS) para resolver a crise financeira das instituições de saúde sem fins lucrativos.

Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (25), Ana Amélia informou que o endividamento das Santas Casas poderá passar dos R$ 17 bilhões este ano, enquanto a remuneração desses hospitais não passa de 65% das despesas.

- É uma conta que nunca fecha. E que, no médio prazo, tem impactos catastróficos no atendimento de saúde, podendo causar um colapso no sistema - alertou.

A senadora acrescentou que os hospitais beneficentes também foram responsáveis por 44% das internações pelo SUS, em 2011. Ela defendeu o apoio a essas instituições para a melhoria no atendimento. Ana Amélia apontou a defasagem no valor dos procedimentos pagos pelo Sistema Único de Saúde como uma das principais dificuldades enfrentadas pelas instituições filantrópicas que estão ou "encolhendo", ou "fechando as portas".

A parlamentar também afirmou que o endividamento das Santas Casas aumentou com o corte do repasse de verbas de estados e municípios prejudicados pela falta de receita com a política do governo federal de desoneração de impostos.

Em aparte, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que é médico, citou a situação de quase falência de dois hospitais de referência no tratamento contra o câncer na Paraíba. Ele disse acreditar na "sensibilidade" do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para rever a tabela do SUS. Ao mesmo tempo, Vital do Rêgo lançou um apelo ao próprio Congresso Nacional para avançar no sistema de custeio para que a área tenha receita que possa ser aplicada em situações críticas como esta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: