Seminário discute preservação de recursos hídricos

Da Redação | 09/11/2011, 12h14

Começou na manhã desta quarta-feira (9), no Auditório Petrônio Portela, o 1º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade para uma Ecologia de Saberes, promovido pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA). O evento se estende ao longo do dia para discutir com representantes da sociedade os desafios da preservação e a resolução dos conflitos ambientais, sociais e econômicos que podem tornar a água um produto escasso.

Na abertura do seminário, pesquisadores manifestaram preocupação com a criação de mecanismos que protejam os mananciais e que priorizem a recuperação daqueles degradados pela ação humana. Um dos temas em destaque no encontro é a implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos, que vai envolver ações voltadas à educação ambiental e à mobilização social.

Presente à abertura do evento, o presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), observou que a redação final do novo Código Florestal deve dar prioridade ao tema água.

- O Código Florestal deve colocar a água em uma posição de honra, porque a água é um elemento essencial para garantir qualidade de vida para esta e para as futuras gerações. Ela é fundamental para manter as florestas, os biomas, a biodiversidade e a sustentabilidade da agricultura, portanto, seria inteligente e absolutamente necessário colocar a água no centro deste debate - disse o senador.

Rollemberg também afirmou acreditar que as discussões sobre o novo Código Florestal (PLC 30/11) poderão levar a um avanço gradual para garantir um texto capaz de assegurar a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs).

- Hoje, no meu entendimento, o texto em vigor não assegura a recuperação das APPs. Eu confio que, a partir dos entendimentos que estão sendo mantidos, especialmente na votação do relatório na CMA, nós vamos conseguir garantir instrumentos de preservação das APPS e de recuperação das áreas degradadas.

Participam do encontro representantes das seguintes instituições: Ministério do Meio Ambiente; Agência Nacional de Águas (ANA); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Universidade de Zaragoza (Espanha); Usina Hidrelétrica de Itaipu; Advocacia-Geral da União (AGU); Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e Centro de Estudos Transdiciplinares da Água.

De acordo com a programação do evento, estão previstas diversas atividades nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), a partir das 8h, no Museu da República, também em Brasília.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: