Três ministros vão esclarecer atrasos nas obras da transposição do São Francisco

gorette-brandao | 28/11/2012, 11h05

O senador Humberto Costa (PT-PE), relator da comissão especial externa criada para acompanhar as obras da transposição do Rio São Francisco apresentou nesta quarta-feira (28) seu plano de trabalho. Uma das sugestões aprovadas é a realização de audiências públicas para examinar as razões do atraso no cronograma e as soluções para que os serviços avancem.

No dia 11 de dezembro, devem ser ouvidos os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra; do Planejamento, Miriam Belchior; e da Defesa, Celso Amorim. No dia 12, serão ouvidos representantes dos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU). Há também previsão de audiência na semana seguinte para que sejam ouvidas as empresas que estão executando as obras e também as que abandonaram seus lotes.

Como informado pelo senador, o balanço mais recente do Ministério da Integração Nacional indica que as obras avançaram 43% do previsto. Dos nove lotes, porém, quatro se encontram parados. Pelo cronograma, o projeto da transposição deveria ser concluído este ano.

No início da reunião, os senadores Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, criticaram declarações recentes da ministra do Planejamento a respeito da atual estiagem no Nordeste, considerada a mais grave dos últimos 40 anos. Conforme dito pela ministra, a situação não seria tão grave, já que não estão ocorrendo saques na região.

- Tenho profundo respeito pela ministra, mas sou forçado a reconhecer que ela foi no mínimo infeliz no pronunciamento – disse Cássio Cunha Lima.

Humberto Costa disse que não tinha “procuração”, mas procurou justificar o comentário da ministra. A seu ver, o que Miriam Belchior quis ressaltar foi que as políticas sociais atuais, inclusive programas de transferência de renda, reduzem os impactos da seca e evitam que antigos episódios de saques se repitam.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: