Rollemberg parabeniza governos Lula e Dilma por expansão do ensino técnico e profissionalizante

Da Redação | 28/11/2012, 18h05

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) afirmou nesta quarta-feira (28) que a ampliação e fortalecimento do ensino técnico e profissionalizante é uma das conquistas mais importantes do Brasil nos últimos anos. Ele atribuiu o feito aos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff e parabenizou a ambos.

O parlamentar disse que, entre 1909 e 2002, apenas 140 escolas técnicas foram instaladas no Brasil, enquanto que de 2003 até agora o número total dessas instituições já passa de 350. Depois de 2003, primeiro ano do primeiro mandato de Lula, o número de alunos matriculados passou de 113 mil para 400 mil.

- O governo e o Ministério da Educação têm investido em peso no setor, conseguindo fazer mais do que foi feito nos últimos cem anos – frisou Rollemberg.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, informou o senador, ofertam ensino médio integrado ao técnico, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia, bacharelados tecnológicos, especializações, mestrados e doutorados profissionais, entre outros.

Rollember citou pesquisas segundo as quais 72% dos alunos desses institutos acabam por conseguir emprego na mesma região em que estudam, durante ou após a conclusão do curso.

O senador também elogiou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), instituído no governo Dilma. O Pronatec centraliza todas as atividades de expansão e melhoria do ensino técnico e profissionalizante federal, inclusive com o oferecimento de bolsa-formação.

Rollember lembrou que o governo federal fixou uma "meta de expansão ousada” até 2014: construir mais 208 escolas técnicas em 200 municípios e chegar a 8 milhões de vagas oferecidas. O senador destacou o Instituto Federal de Brasília (IFB), que tem  oito campi espalhados pelo Distrito Federal e atende 7 mil alunos.

Rollemberg informou que os deputados e senadores do DF já se comprometeram a apresentar emendas ao orçamento destinando recursos para ajudar na expansão do IFB.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o pronunciamento do colega e saudou o novo reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan  Camargo, e a vice-reitora Sônia Báo. Rollemberg associou-se à saudação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: