Acir Gurgacz destaca transição política na China

Da Redação | 23/11/2012, 11h55

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) relatou, nesta sexta-feira (23), sua visita recente à China, para acompanhar o 18º Congresso do Partido Comunista Chinês, como líder do PDT no Senado, integrando uma comitiva de dirigentes e parlamentares do partido.

Ele explicou que o Comitê Permanente do Partido empossou seus novos membros no dia 15 de novembro, tendo Xi Jinping como secretário-geral e chefe militar, que deverá governar o país pelos próximos dez anos. Gurgacz observou que o Comitê é a instância máxima de poder na China  e acrescentou que o Partido Comunista e o Governo chinês são a mesma coisa.

O senador ressaltou a relevância da transição de poder na China ter acontecido ao mesmo tempo que os Estados Unidos reelegiam Barack Obama presidente do país norte-americano.

- Diferenças à parte, China e Estados Unidos são as duas maiores economias do mundo, e as transições políticas nesses países, por mais estáveis que sejam, causam reflexos em todo o mundo e são decisivas para rumos na economia global, bem como para a influência de cada país na geopolítica mundial – afirmou o senador.

Gurgacz também disse que chamou sua atenção o esforço do governo Chinês em transmitir a imagem de uma “Nova China”, um país às voltas com o que seria “o início de um processo democrático”.

- Não tenho dúvidas de que, muito em breve, a China irá se tornar a maior economia mundial – observou Gurgacz

Emancipação política

O senador Acir Gurgacz registrou a comemoração, nesta semana, dos 35 anos de emancipação política e administrativa de quatro municípios-pólo do estado de Rondônia: Ji-Paraná (cidade em que reside e onde começou sua vida política, como prefeito), Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal.

Também apresentou voto de pesar pelo falecimento do primeiro prefeito de Ji-Paraná, Walter Bártolo, aos 85 anos, no dia 22, data em que a cidade comemorava sua emancipação.  O senador contou que Bártolo, era músico e autor do hino do município, foi deputado estadual, diretor de diversos órgãos públicos e secretário de Estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: