Senadores pedem prosseguimento das investigações da CPI ao Ministério Público

teresa-cardoso | 22/11/2012, 12h15

Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) e os deputados Rubens Bueno (PPS-PR) e Ônix Lorenzoni (DEM-RS) estão reunidos com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para pedir que o Ministério Público Federal prossiga com as investigações realizadas pela CPI mista do Cachoeira, em vias de encerrar seus trabalhos.

A representação entregue pelos parlamentares sugere, entre outras providências, a investigação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, acusado de envolvimento com Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta.

Os parlamentares querem também a quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico das 15 empresas tidas como fantasmas que teriam recebido dinheiro da Delta.

Antes de deixar o Senado para essa reunião, Randolfe condenou a iniciativa do relator Odair Cunha  (PT-MG) de não quebrar o sigilo de 15 empresas fantasmas que receberam recursos da Delta, e criticou o relatório como um todo.

– O conjunto da obra tem como alvo o investigador, não o crime. A instituição que iniciou o procedimento investigatório, a Procuradoria Geral da República, entra no relatório como agente a ser investigado.  Como alvo entra também a imprensa. O relatório confirma todas as preocupações que tínhamos – afirmou Randolfe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: