Armando Monteiro comemora desempenho de alunos do Senai na Olimpíada do Conhecimento

Da Redação | 20/11/2012, 18h35

Ao elogiar o desempenho dos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na Olimpíada do Conhecimento, realizada em São Paulo entre 12 e 18 deste mês, o senador Armando  Monteiro (PTB-PE) afirmou, em discurso no Plenário nesta terça-feira (20), que não existe “nada mais importante para a economia que um sistema educacional de qualidade e eficiente”.

- O desempenho dos alunos do Senai, evidenciado nessa olimpíada, revela a presença da indústria nacional, responsável pelo padrão de qualidade do ensino dessa instituição, mais do que sexagenária, que vem dando uma contribuição extraordinária ao país. O que seria da nossa indústria se não tivéssemos o suporte estratégico fundamental do Senai? – indagou.

O senador disse que a importância e qualidade da olimpíada mostra que esta deve ser vista de maneira simbólica “como catalizadora do novo paradigma do ensino profissionalizante que o Brasil deve adotar”.

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2012, mencionou Armando Monteiro, o Brasil terá de formar mais de 7 milhões de profissionais de nível técnico até 2015, apenas para suprir a demanda do mercado interno.

- Investir em educação profissionalizante e inovação é a chave para o Brasil elevar a sua produtividade. A educação é o pilar fundamental de uma sociedade inovadora, de uma sociedade que é capaz de incorporar crescentemente o conhecimento aos seus processos de produção – disse.

Armando Monteiro aproveitou para elogiar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. Ele disse que o programa vem ampliando rapidamente a oferta de vagas em cursos profissionalizantes.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o pronunciamento do colega e concordou com a importância do ensino técnico e profissionalizante para o país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: