Congresso homenageia Augusto Franco nesta segunda-feira

Da Redação | 14/11/2012, 17h50

Na próxima semana o Congresso Nacional se reunirá em sessão solene pelo centenário de nascimento de Augusto do Prado Franco, ex-senador e ex-deputado federal por Sergipe. A homenagem será na segunda-feira (19), às 18h30, no Plenário do Senado.

Além de político e governador do seu estado natal, Augusto do Prado Franco também foi médico, banqueiro e empresário. Ele nasceu em Laranjeiras, em 4 de setembro de 1912, e morreu em Aracaju, no dia 16 de dezembro de 2003.

Biografia

Diplomado no ano de 1937 pela Faculdade de Medicina da Bahia, com especialização em otorrinolaringologia, Augusto Franco não se dedicou exclusivamente aos consultórios médicos. Integrante de uma família ligada à indústria do açúcar, ele também dirigiu a Usina Central Riachuelo, duas fábricas de tecidos e uma empresa agropecuária. Depois fundou a Rádio Atalaia, a TV Atalaia e o Jornal da Cidade em Aracaju.

Com a deposição do então presidente João Goulart e a instauração do Regime Militar de 1964, foi imposto o bipartidarismo e, na época, Augusto Franco optou pela Arena, partido pelo qual foi eleito deputado federal em 1966 e, mais tarde, senador em 1970. Foi escolhido governador de Sergipe pelo presidente Ernesto Geisel em 1978. Na volta do pluripartidarismo, Augusto Franco entrou para o PDS, legenda da qual chegou a ser presidente e pela qual exerceu novamente mandato de deputado federal, de 1983 a 1987.

Com informações do site www.visitearacaju.com.br.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: