Jarbas Vasconcelos comemora os 60 anos de fundação da ESPM

Da Redação | 12/11/2012, 17h30

Em pronunciamento nesta segunda-feira (12), o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) saudou os 60 anos de criação da Escola Superior de Propaganda e Markerting (ESPM), e disse que a instituição é um exemplo de “obstinação, dedicação e fé” na educação brasileira de nível superior.

Em 1951, poucas pessoas vislumbravam que o Brasil se tornaria um dos maiores mercados globais de propaganda, com a obtenção de prêmios mundo afora e a consagração de seus profissionais nos cinco continentes, disse o senador.

A criação da escola, lembrou  Jarbas Vasconcelos, foi obra do escritor e publicitário Rodolfo Lima Martensen, como apoio de Pietro Maria Bardi, fundador do Museu de Arte de São Paulo (Masp), e de Assis Chateaubriand, magnata do ramos das comunicações.

A escola manteve-se instalada no Masp até 1955, com a participação dos melhores profissionais da área, que davam sua contribuição para formar talentos. Com tempo, profissionais de comunicação somaram-se aos pioneiros, criando uma mescla de teoria e prática que se mantém até hoje, disse o senador.

Em 1971, a instituição foi reconhecida pelo Ministério da Educação , e três anos depois teve início o seu processo de expansão, com a abertura da unidade do Rio de Janeiro. Em 1978, começou a oferecer cursos de pós-graduação e, na década seguinte, entrou em atividade a unidade de Porto Alegre.

Nas últimas três décadas, a ESPM cresceu e se diversificou, com a criação de novos cursos que vieram se juntar às disciplinas Propaganda e Marketing. O crescimento, disse o senador, levou a ESPM ao posto de uma das maiores e melhores escolas de comunicação e gestão no Brasil, pois reinveste continuadamente seus resultados na qualidade da educação, pesquisa e projetos de inovação.

Jarbas Vasconcelos lembrou ainda que a ESPM apareceu entre as líderes do Ranking Universitário Folha, divulgado recentemente, com repercussões positivas no mercado educacional brasileiro e como resultado da qualidade de seus professores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: