Sérgio Souza comemora reeleição de Obama

Da Redação | 07/11/2012, 21h10

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) comemorou, nesta quarta-feira (7), em Plenário, a reeleição de Barack Obama, do Partido Democrata, para a presidência dos Estados Unidos da América. O senador classificou Obama como “o melhor candidato para conduzir a maior economia do mundo para os próximos quatro anos”.

- As principais bandeiras defendidas por Obama coadunam-se com aquilo que defendo: o incentivo ao multilateralismo na governança global e, sobretudo, com a promoção do diálogo e da paz no planeta – afirmou.

O senador disse acreditar que, com o crescimento da economia dos Estados Unidos, o segundo mandato do presidente poderá ter maiores avanços em temas como combate a mudanças climáticas e na evolução do processo de negociação para a paz no Oriente Médio.

- É óbvio que são temas que independem da vontade única de um chefe de estado, mas tenho convicção que as chances de progresso nessas frentes são maiores com a condução dos Estados Unidos pelo presidente Barack Obama – afirmou.

Sérgio Souza acredita que a reeleição de Obama também melhorará as relações entre Brasil e Estados Unidos. Ele lembrou que o presidente visitou o Brasil logo após a posse da presidente Dilma Rousseff e que nesse período foram estabelecidas várias frentes de cooperação entre os dois países .

O senador destacou ainda que, atualmente, os Estados Unidos é o segundo parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China. Ele ressaltou que as exportações para os Estados Unidos são diversificadas e garantem maior emprego para o Brasil.

Outro motivo da satisfação em relação à vitória de Obama apontado por Sérgio Souza é a certeza da permanência do diplomata Thomas Shannon na embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

- Trata-se de um diplomata que conhece com propriedade a história e evolução recente do Brasil – elogiou.

O senador ainda avaliou positivamente o processo eleitoral dos Estados Unidos, que classificou de rápido, pacífica, organizado e com grande comparecimento da população.

 

 

 

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: