CDH discute adoções suspeitas de cinco crianças na Bahia

Da Redação | 06/11/2012, 09h20

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado iniciou há pouco audiência pública para analisar processos suspeitos de adoção de cinco crianças na Bahia.

O assunto ganhou repercussão nacional depois que o programa Fantástico, da TV Globo, denunciou que cinco filhos do casal Silvânia e Gerôncio da Silva, de Monte Santo (BA), foram retirados dos pais pela polícia e entregues para casais de São Paulo.

De acordo com a reportagem, o juiz Vítor Manuel Xavier Bizerra ordenou as adoções em um processo que durou apenas um mês. São quatro meninos (de 2, 4, 6 e 7 anos) e uma menina (1 ano e 8 meses), que teriam sido retirados à força de casa.

Na terça-feira passada, Silvânia esteve na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do tráfico de pessoas na Câmara dos Deputados, e contou como os filhos foram tirados dela.

A audiência da CDH, nesta terça, coincide com o dia de abertura da 5ª edição da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que será realizada no Senado, e terá como tema “O desenvolvimento integral da criança – Teoria e prática”. Participam de uma série de eventos, até 8 de novembro, especialistas do Brasil e do exterior nas áreas de saúde materno-infantil e educação.

A audiência da CDH está sendo presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: