Senado encerra Mês do Servidor com palestra e inauguração de novo espaço da Secretaria de Recursos Humanos

Da Redação | 01/11/2012, 15h20

O Senado encerrou nesta quarta-feira (31) as comemorações do Mês do Servidor com a palestra “Cenário e Desafios para a Administração Pública”. O professor da Fundação Dom Cabral Paulo Vicente dos Santos Alves lembrou que, ao planejar, é preciso se perguntar “onde eu estou, aonde eu vou e como eu vou”.

O professor explicou que a realização das políticas de Estado pode ser dividida em duas partes:  a democracia, pelos agentes políticos e servidores comissionados;  e a burocracia, pelos servidores efetivos. A primeira buscaria resultados imediatos, enquanto a segunda se preocuparia com objetivos de longo prazo, o que levaria a um equilíbrio. Ele lembrou, entretanto, que as soluções de curto prazo tendem a aniquilar as demais.

A situação do Brasil e as tendências de desenvolvimento de diferentes regiões do país foram apresentadas com a explicação de que, historicamente, o desenvolvimento segue um ciclo de crises e transformações a cada 50 anos.

Com exemplos de outros países, Paulo Vicente falou sobre os obstáculos a serem enfrentados atualmente pelos gestores do setor público, especialmente na busca da eficiência. De acordo com o palestrante, uma vez que não há mais espaço para aumentar impostos, é preciso buscar mais resultados com menos gastos. Estado e mercado, segundo Paulo Vicente, devem atuar em parceria e não como adversários.

Além da melhor gestão financeira, a questão dos recursos humanos também foi abordada pelo professor, que defendeu a gestão por competências, com a identificação de características pessoais, atitudes, habilidades, conhecimento e comportamento para melhor adequar o profissional à sua atividade - “a pessoa certa no lugar certo”.

Recursos humanos

Com a apresentação do coral do Senado, foi inaugurado no início da noite o novo espaço da Secretaria Especial de Recursos Humanos da Casa (SERH). Criada há 86 anos, quando ainda se chamava Departamento de Pessoal, a secretaria passa agora a ocupar o bloco 7, próximo à Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep), também conhecida como Gráfica do Senado.

Durante a solenidade de inauguração, representando os servidores, Evandro Luís Perissê e a diretora da SERH, Andrea Rêgo, agradeceram à direção da Casa pelo apoio ao setor. A diretora-geral da Casa, Doris Peixoto, falou sobre o desafio de ter de realocar a equipe da SERH, antes lotada no Anexo I, e a alegria de conseguir oferecer a eles um ambiente adequado, apesar da dificuldade de espaço na Casa. Ao encerrar as comemorações do Mês do Servidor, a  diretora anunciou a realização, até o fim do ano, das campanhas de doação de sangue e do Natal.

Mês do Servidor

No dia 28 de outubro, foi comemorado o Dia do Servidor Público. Em homenagem à data, foi realizada uma série de eventos no Senado. Um dos destaques foi a palestra “Superando Obstáculos: A música venceu”, com o maestro e pianista João Carlos Martins. Considerado um dos maiores intérpretes do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), o músico falou sobre humildade e persistência.

Diante da impossibilidade de seguir carreira ao piano, depois de uma série de incidentes que lhe tiraram movimentos das mãos, Martins decidiu estudar regência e criou a Fundação Bachiana Filarmônica. Atualmente, aproximadamente 2 mil crianças são atendidas pelo projeto, que busca a inclusão social por meio do aprendizado da música.

Além de palestras motivacionais, sobre saúde e qualidade de vida no trabalho e atividades culturais e de integração, também foram realizados eventos paralelos. A fachada do Congresso Nacional recebeu iluminação cor-de-rosa durante todo o mês, como parte da campanha Outubro Rosa, pela prevenção e combate ao câncer de mama.

Também foi realizada a exposição “Era uma vez... 85 anos de direitos garantidos para as crianças”. A mostra contou a história da legislação que garante os direitos da infância e juventude desde o Código Mello Mattos, de 1927, até os dias atuais, passando pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: