Ministra apoia proposta de Virada Cultural nos estados

Marcos Magalhães | 30/10/2012, 17h20

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, atendendo a uma sugestão do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), lançou nesta terça-feira (30) a ideia de realização anual de uma Semana da Virada Cultural. A cada ano o evento ocorreria em um estado diferente, segundo a proposta, apresentada em audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), presidida pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC).

Durante o debate com a ministra, Valadares propôs o estabelecimento de uma agenda de encontros anuais da cultura, a serem promovidos nos diferentes estados brasileiros, como estímulo à valorização das culturas regionais.

BNDES

Na abertura da discussão, Bauer disse que o incentivo à cultura não deve ser promovido apenas pelos governos federal, estadual e municipal. A seu ver, é importante também a participação da sociedade e da iniciativa privada. Ele sugeriu que empresas beneficiadas por financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) façam, em contrapartida, investimentos culturais nas cidades onde se localizam.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu apoio da ministra a projeto de lei de sua autoria que torna obrigatória a projeção de filmes nacionais nas escolas brasileiras. E defendeu a alteração do projeto do Plano Nacional de Educação, ainda em tramitação na Câmara, para permitir que “a escola seja uma espécie de berço da maior parte das manifestações culturais”.

PAC da Cultura

Por sua vez, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) ressaltou a necessidade de se aliar o turismo à cultura e propôs que o governo federal lance um “PAC da Cultura”, antes da realização da Copa do Mundo de 2014. Em sua opinião, o país precisa de uma “infraestrutura forte e poderosa para divulgar a sua cultura”.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu apoio à construção, em São Paulo, de um teatro destinado à Orquestra Sinfônica de Heliópolis que, em sua avaliação, tem promovido um “efeito extraordinário para jovens daquela comunidade”.

Por sua vez, o senador Randolfe Rodrigues criticou o atual sistema de arrecadação e distribuição de direitos autorais que, como ressaltou, não é transparente e pode ser considerado anacrônico.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: