Eduardo Braga aponta 'lobby' contra marco regulatório da energia

djalba-lima | 30/10/2012, 16h55

O líder do governo no Senado, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), apontou a existência de lobbies de diversos setores contra as mudanças no marco regulatório da energia elétrica, previstas nas Medidas Provisórias (MPs) 577 e 579/2012. Para ele, é preciso mobilizar a opinião pública contra essas ações que podem inviabilizar a redução no preço da energia.

Eduardo Braga chegou a levantar dúvida sobre a origem dos apagões de energia elétrica que têm afetado muitos estados. Ele suspeitou da ligação desses eventos com “mecanismos nem sempre corretos” contrapostos à intenção do governo de negociar os contratos de concessões.

– Como engenheiro, sei que é impossível um raio cair seis vezes no mesmo lugar – afirmou, citando a coincidência de fatores alegados pelas empresas para os apagões.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que as declarações de Eduardo Braga são graves e precisam ser analisadas pelo Congresso Nacional, mas lembrou as frequentes críticas da oposição à falta de manutenção do sistema elétrico nacional.

O senador José Agripino (DEM-RN) observou que os apagões, que deveriam ser uma eventualidade, estão se tornando uma regra no país. Ele disse que, nos últimos 40 dias, foi vítima de blecautes em Brasília e em Natal.

Em resposta aos senadores da oposição, Eduardo Braga defendeu a realização de audiência pública com o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Requerimento com essa finalidade, apresentada na reunião desta terça-feira, deverá ser votado no dia 6.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: