Deficientes visuais têm dificuldade de conseguir cães-guia, alerta especialista

Da Redação | 29/10/2012, 11h35

O mestre em Políticas Públicas e Formas Alternativas de Energia Carlos Penna Brescianini lamentou, nesta segunda-feira (29), a dificuldade dos deficientes visuais para conseguir cães-guia. Segundo informou, existem 1,4 milhão de pessoas com algum grau de dificuldade visual no Brasil. Se a metade delas precisasse de um guia, observou Brescianini, seriam necessários 40 anos para formar os cães.

- O animal tem que ser esterilizado, para que não se distraia. Por isso, um bom cão-guia não deixa descendência. Cada cão-guia é único e, para formar um, são  necessários dois anos – explicou o especialista durante reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que debate projetos do Ministério das Cidades sobre acessibilidade.

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Antonio José Nascimento Ferreira, informou que o governo está investindo em sete centros de treinamento de cães-guia nas cinco regiões do país.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: