Cristovam quer discutir futuro da indústria automobilística

djalba-lima | 23/10/2012, 13h15

Sexto país no mundo em automóveis comercializados, o Brasil está diante do esgotamento desse mercado, de acordo com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A fim de discutir o futuro da indústria automobilística, o senador propôs à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) uma audiência pública para tratar de incentivos fiscais, geração de empregos e sustentabilidade. O requerimento deverá ser votado no próximo dia 30, na reunião ordinária da CAE.

O esgotamento desse mercado, conforme o parlamentar, não se dá pela falta de desejo da população em ter um carro, mas por limitações, como o impacto do financiamento sobre o orçamento familiar, o investimento em infraestrutura para acomodar a expansão da frota e o custo ecológico do uso do combustível fóssil.

Segundo Cristovam, apesar dos incentivos fiscais concedidos pelo governo ao setor, há diversos pontos que demandam uma análise mais apurados. Um deles é a necessidade de reformulação da indústria – e o senador citou o caso da França, em que o governo estimula a produção de carros elétricos e híbridos em seu pacote de recuperação industrial.

O problema, no entender do parlamentar, é que a indústria automobilística brasileira enfrenta dificuldade de venda e de manutenção de emprego apesar de “mais de uma dezena de medidas de política econômica” tomadas nos últimos três. Ele citou a redução ou isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a diminuição do compulsório para crédito direcionado ao financiamento de automóveis.

– Este é um momento importante para se discutir a possibilidade de uma reconversão do setor, de maneira a fazê-lo adaptado às novas situações: ecológica, fiscal, financeira e urbana – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: