Tomás Correia elogia defesa sanitária de Rondônia

Da Redação | 19/10/2012, 11h05

O Sistema de Defesa Sanitária do estado de Rondônia foi elogiado nesta sexta-feira (19) pelo senador Tomás Correia (PMDB-RO).

O estado foi declarado área livre de febre aftosa pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) em 2003. Atualmente, mais de 99% do rebanho bovino do estado é vacinado semestralmente durante as campanhas de vacinação.  De acordo com o senador, os bons resultados alcançados pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) são consequência da permanente preocupação do governador Confúcio Moura com a questão. Ele também atribuiu os resultados às gestões dos ex-governadores Valdir Raupp, José Bianco, Ivo Cassol e João Aparecido Cahulla, além do engajamento dos próprios produtores rurais.

- O estado de Rondônia vem fazendo um excelente trabalho nessa área e o governador Confúcio Moura vem mantendo essa firmeza de trabalho e a garantia e a segurança da vacinação – disse Tomás.

O sistema de Defesa Sanitária é, conforme observou o senador, fundamental para o estado cuja economia é em grande parte dependente da pecuária. O parlamentar do PMDB também destacou o crescimento do setor produtivo na última década.

- Em 1998, as exportações de carne bovina foram quase zero, mas já em 2007, tivemos 217 milhões de dólares em exportação. Então fica claro que o  estado de Rondônia está crescendo de forma acelerada, contribuindo de forma positiva com a balança comercial – disse o senador

Rondônia é hoje o sétimo maior rebanho nacional, e conta com 17 frigoríficos com inspeção federal e cinco com inspeção estadual, sendo eles responsáveis pelo abate de mais de dois milhões de animais por ano, de acordo com informações do Governo do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: