Casildo destaca avanços no setor tecnológico catarinense

Da Redação | 18/10/2012, 18h40

A criação da urna eletrônica e a fabricação de tablets foram citados pelo senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) como exemplos da vocação de Santa Catarina para a inovação tecnológica. Ele atribui o sucesso do estado ao espírito empreendedor, à qualidade do ensino e aos investimentos em pesquisa.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (18), o senador lembrou que participou pessoalmente da primeira experiência de votação com microcomputador na cidade de Brusque, em 1989, por iniciativa do então juiz eleitoral Carlos Prudêncio. O parlamentar também destacou a entrega, neste mês, do primeiro lote de tablets produzidos em Caçador, no oeste catarinense.

Casildo ainda ressaltou o pioneirismo da capital, Florianópolis; além de Blumenau e Joinville, avançados polos tecnológicos.

–  Há uma velha máxima na região, de que em Blumenau há mais empresas de tecnologia do que padarias – comentou o senador ao citar as cerca de 500 empresas da cidade.

Segundo o parlamentar, das indústrias do setor têxtil e metal-mecânico saiu grande parte dos empreendedores que apostaram na informática. As atuais empresas de software, serviços e equipamentos de alta tecnologia, com atuação nacional e internacional, são o resultado dessa aposta.

Investimentos

De acordo com Casildo, o desenvolvimento também foi alavancado pelo investimento do governo catarinense ao aplicar 2% do orçamento do estado em pesquisa e extensão. Esse trabalho segue nos cursos técnicos e universidades com a formação de mão de obra especializada e nas incubadoras de empresas de base tecnológica.

O senador reiterou que além dos incentivos fiscais é preciso mais fomento à educação para estimular a inovação tecnológica que resulta em empregos e geração de renda.

–  Para que essas iniciativas se consolidem e frutifiquem ainda mais em todo o país é preciso desenvolver um ambiente fértil e propício – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: