Rodrigo Rollemberg mostra preocupação com cursos de água no DF

Da Redação | 25/09/2012, 21h10

Em pronunciamento nesta terça-feira (25), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) mostrou preocupação com a qualidade e quantidade dos cursos d’água no Distrito Federal. Segundo o senador, o número de notificações feito pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) subiu de 1,5 mil em 2010 para 6 mil em 2011. Em 2012, já são 3,5 mil notificações.

- Obviamente esta evolução pode indicar, por um lado, que a fiscalização está maior, mas, por outro lado, mostra a gravidade do problema, o preocupante cenário da situação das águas aqui no Distrito Federal - ponderou.

Entre os principais problemas que atingem as águas no Distrito Federal, o senador citou o derramamento de esgoto, a poluição difusa por agrotóxicos, óleo e combustíveis e o assoreamento causado pela expansão urbana descontrolada. Esse acúmulo de resíduos no lago, segundo o senador, já causou a perda de 15% do seu volume total.

- Isso pode gerar uma perda enorme de recursos investidos no processo de despoluição do Lago Paranoá. É preciso controlar a poluição e o assoreamento na Bacia do Rio Paranaíba e em outras bacias do Distrito Federal.

Rodrigo Rollemberg afirmou que é preciso pensar em um Plano de Desenvolvimento e Ordenamento Territorial que não trabalhe com crescimento a curto prazo e que possa  preservar a quantidade e a qualidade das águas. Além da fiscalização e punição por parte do governo, o senador disse considerar essencial a participação da sociedade, no que diz respeito à mobilização e ao monitoramento, e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá, criado em 2010.

Flutuador

O senador elogiou, ainda, as expedições no lago realizadas pela equipe do telejornal DFTV, da TV Globo. Na série, é utilizado um aparelho de medição desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para testar a qualidade da água em diferentes pontos do lago.

- Foi um eficiente gancho para despertar a população de Brasília para o tema e para a urgência de se realizar uma forte campanha de conscientização do uso do lago, um dos mais belos cartões postais e atrações da cidade e um de nossos maiores símbolos de superação - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: