Paulo Davim: Brasil viverá 'ilusão de progresso' se não proteger as crianças e os adolescentes

Da Redação | 11/09/2012, 16h35

Em discurso nesta terça-feira (11), o senador Paulo Davim (PV-RN) elogiou a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) pela preocupação constante com o atendimento à criança e ao adolescente. Ele informou que a SBP elaborou documento sobre o tema para ser entregue a todos os candidatos a prefeito.

O documento, lido por Davim em Plenário, diz que a infância e a adolescência correspondem ao ciclo de vida mais importante para a formação da cidadania plena e mostra com “dados irrefutáveis” que a sociedade só terá futuro se tiver o devido cuidado com essa faixa etária.

- Caso contrário seguirá mergulhada nas águas do atraso, na ilusão de um progresso só de aparências, no alto engano de uma pseudo evolução – disse.

O senador lamentou a morte de seis jovens em chacina ocorrida em Mesquita (RJ), nesta semana. De acordo com o senador, os jovens não tinham passagem pela polícia e o crime confirma a grande violência presenciada pelos adolescentes atualmente.

- Essa realidade é motivo de uma das preocupações da Sociedade Brasileira de Pediatria. A reversão desse equívoco histórico é inadiável. Protelá-la é atropelar as chances de um Brasil criativo, inovador, educado, original, independente, sólido, igualitário, saudável e solidário – afirmou.

Paulo Davim, que é médico, ressaltou que o zelo com as crianças e adolescentes não dever ser feito somente em relação à assistência médica, mas também com a educação e segurança.

- Apenas 14% da população na faixa etária de zero a seis anos têm acesso à educação infantil. Isso é um atraso inegável e um desafio gigantesco – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: