Alfredo Nascimento pede ação governamental para melhorar produção da Zona Franca de Manaus

Da Redação | 11/09/2012, 17h40

O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) pediu maior ação governamental para alavancar a produção industrial da Zona Franca de Manaus. O parlamentar citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo os quais a produção da indústria amazonense caiu 15% no último mês de julho, em comparação a igual período do ano anterior.

Foi o quarto resultado negativo consecutivo da indústria amazonense e o pior desde 2009. A queda da produção da indústria brasileira no mesmo período foi de 7,6%, ou metade da constatada na Zona Franca.

Alfredo Nascimento afirmou que a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas atribui a queda a diversos fatores, mas entre eles destaca o baixo índice de liberação de crédito. A recuperação, para o senador, passa pela melhoria das linhas de crédito, com mais benefícios especialmente para os segmentos de motocicletas e da chamada linha branca (geladeiras, freezers e máquinas de lavar, entre outros produtos).

O parlamentar informou que os pedidos visando a reposição de estoques para o Natal podem melhorar os números, mas disse não ser esta a estratégia desejada pelo povo amazonense. Para ele, os governos federal e estadual devem adotar medidas para alavancar a produção da Zona Franca, nos moldes do que foi feito para a indústria automotiva.

Além disto, o representante do Amazonas defendeu a criação de mecanismos que impeçam a saída de empresas da Zona Franca, acoplados a uma estratégia de atração de novas indústrias. Ele sugeriu a diversificação da produção, com a criação do pólo agropecuário e a expansão dos setores moveleiro e naval.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: