Ivo Cassol reitera sua posição a favor da emancipação de distritos

Da Redação | 29/08/2012, 21h35

O senador Ivo Cassol (PP-RO) voltou a defender em Plenário, nesta quarta-feira (29), sua posição a favor da emancipação de distritos que tenham condições de serem transformados em municípios. O parlamentar disse estar “desmentindo boatos espalhados por inimigos políticos” em seu estado de que seria contra a emancipação de distritos.

Ivo Cassol frisou que não só é favorável a essa medida em Rondônia, como em todo o país, acrescentando que esta é uma providência fundamental para o desenvolvimento do país e também para a melhoria das condições de vida das populações locais.

— É melhor um município pobre do que um miserável. Ponta do Abunã, em meu estado, por exemplo, é um distrito forte, mas vive na miséria, com pires na mão, sem ter posto de saúde que funcione e sem ter máquinas para arrumar as estradas — disse, manifestando-se favoravelmente à emancipação dos distritos de União Bandeirante, Vista Alegre do Abunã e Extrema, entre outros, em seu estado.

Ivo Cassol relatou seu empenho junto ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), para aprovar projeto de lei complementar de sua autoria que dispõe sobre o procedimento para a criação, a fusão, a incorporação e desdobramento de municípios. O senador disse que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva vetou outro projeto seu, aprovado pelo Congresso Nacional, que transferia aos estados a competência para a emancipação de distritos.

Terra Legal

Em seu pronunciamento, o parlamentar cobrou resultados do programa Terra Legal no Estado, informando ter se reunido na terça-feira (28) com o secretário-executivo de Regularização Fundiária, Sérgio Lopes, para tratar do assunto. O senador explicou que a falta de títulos de propriedade das fazendas em Rondônia impede que os agricultores tenham acesso a financiamentos bancários para a compra de sementes, máquinas e equipamentos, o que impede o desenvolvimento adequado da produção agrícola no estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: