Inácio Arruda defende construção de escolas profissionalizantes

Da Redação | 29/05/2012, 20h20

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) defendeu, nesta terça-feira (29), a construção de escolas profissionalizantes. Ele registrou a inauguração da 87ª escola de ensino médio e profissional no estado do Ceará, na segunda-feira (28), no município de Aquiraz. Ele considerou a inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Alda Façanha um feito importante para o povo do Ceará.

- Talvez nenhum estado brasileiro tenha uma rede de formação profissional do estado – disse o senador, sem deixar de elogiar as escolas técnicas federais, também presentes, hoje, “com a política do ex-presidente Lula e da presidente Dilma”, em todas as regiões de seu estado.

Inácio Arruda disse que o estado do Ceará, que tem 184 municípios, verá a construção, até o final do ano de 2014, de 140 escolas técnicas profissionais.

O senador explicou que os cursos oferecidos nessas escolas levam em conta a vocação da região. A escola de Aquiraz, por exemplo, oferece cursos de edificações, eletrotécnica, rede de computadores e hospedagem.

- O que mais tira a juventude de uma espécie de descaminho é a escola, a educação, a formação profissional – afirmou o senador.

Além do seu desejo de ampliação no número de escolas profissionalizantes, o senador chamou a atenção também para a necessidade da formação na idade certa e da construção de mais creches na cidade de Fortaleza.

O senador cobrou ainda uma mais agilidade da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na aprovação de projeto que destina 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação.

Seca no Nordeste

O senador agradeceu a todos os parlamentares que foram ao Ceará prestar solidariedade às pessoas atingidas pela seca. Ele explicou que na última segunda-feira o governador do estado decretou estado calamidade pública em 91 municípios, depois de reunir-se com mais de 100 prefeitos.

Inácio Arrua disse que a estiagem atinge uma grande região do estado, que vem recebendo suporte por parte do governo federal. Salientou, no entanto, que esse suporte precisa ser ampliado porque a estiagem será longa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: