Vanessa Grazziotin relata situação de ribeirinhos atingidos pelas enchentes no Amazonas

Da Redação | 07/05/2012, 15h55

A liberação de recursos para o socorro às vítimas das enchentes no estado do Amazonas precisa ser mais rápida, disse em Plenário, nesta segunda-feira (7), a  senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Na opinião da parlamentar, apesar de já estar ajudando, o governo federal deveria ser menos burocrático para liberar recursos e prestar auxílio às dezenas de municípios atingidos. A ajuda emergencial está sendo liberada, afirmou, mas é preciso liberar linhas de crédito aos agricultores atingidos.

Vanessa Grazziotin disse que os kits de medicamentos e o cartão solidário – com R$ 400 – estão sendo distribuídos aos ribeirinhos, que assim compram material para fazer as marombas, armação de madeira sobre as quais edificam as casas para escapar da cheia. Ela disse que os ribeirinhos estão subindo os assoalhos das casas, por meio das marombas, mas em pouco tempo não terão mais como viver nelas e deverão procurar abrigos, o que também será problemático, explicou.

A situação também está muito grave para um grupo em especial, afirmou Vanessa Grazziotin: 10 mil famílias de agricultores perderam todo o seu plantio. Somente 5% deles são regularizados, ou seja, têm titularidade da terra e podem utilizar as linhas de crédito disponíveis, mas os outros 95% também precisam de auxílio, ressaltou.

- Precisamos superar a burocracia quando tratamos de questões emergenciais – disse.

Para a senadora, isso suscita o debate sobre as mudanças climáticas, já que as cheias estão se antecipando e vindo mais fortes. Ela informou, o rio Negro chegou ao nível de 29,44m, quase alcançando o nível histórico de 29,77m, atingido em 2009. O problema é que o período das cheias ainda deve se prolongar, e a expectativa é de o rio atingir pelo menos 30m.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: