Representante do Fórum de Mudanças Climáticas defende mais debate sobre conversão de energia

Da Redação | 03/05/2012, 11h10

O assessor técnico do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Neilton Fidelis da Silva, afirmou que as mudanças climáticas são um problema decorrente do uso de energia. Segundo informou, 75% dos gases que potencializam o efeito estufa são provenientes de conversores de energia, que englobam de motores de carro a hidrelétricas.

Para ele, é preciso discutir na Rio+20 como se promover qualidade de vida para a geração atual de uma forma que se amplie a produção de energia sem aumento dos danos ao meio ambiente.

Ele participa da audiência pública que discute no Senado o "Uso Sustentável da Energia", um dos temas em foco no evento Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizada no Rio de Janeiro em junho. O debate é promovido pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA).

Segundo ele, o Brasil tem um diferencial, pois contribui menos com a produção dos gases que potencializam o efeito estufa provenientes de conversores de energia. O pais, como informou, produz 16,5% desse tipo de gás, enquanto nos demais países o percentual ultrapassa os 85%.

Em sua opinião, antes de se pensar em alterar a forma de captação e conversão de energia, é preciso verificar pra quem a energia será gerada. Como observou, mais de um milhão de pessoas ainda não têm acesso à energia elétrica.

- Não podemos criar um tipo de energia para uns e outra para outros. Tem que fazer energia para todos. – ressaltou.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: