Vanessa Grazziotin alerta para cheia no Amazonas

Da Redação | 24/04/2012, 15h40

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou, nesta terça-feira (24), que a cheia deste ano será uma das mais severas registradas no Amazonas. “A situação é alarmante. O Serviço Geológico do Brasil no Amazonas anunciou no início do mês de abril que a cheia do rio Negro, em Manaus, pode atingir a média de 29,67 metros, apenas dez centímetros abaixo da maior cheia já registrada, no ano de 2009, quando o rio atingiu 29,77 metros.

Vanessa Grazziotin explicou que a previsão é de que 31 cidades do Amazonas decretem situação de emergência por conta das cheias. Até o momento, 25 cidades já foram atingidas e decretaram emergência, isso representa em torno de 30 mil famílias que sofreram o impacto das cheias diretamente.

A senadora lembrou ainda que as ajudas que os governos estadual e federal vêm prestando as vítimas das enchentes são fundamentais para que o Amazonas enfrente esse momento de dificuldade. Entre as ações adotadas pelo governo, ela destacou o envio de kit de medicamentos para as famílias atingidas para prevenir que doenças se espalhem e piorem ainda mais a situação das vítimas.

- As pessoas que vivem nos grandes centros, talvez, não tenham ideia do que é um ribeirinho que vive na calha do rio Purus, do rio Juruá, ver a sua casa ser totalmente tomada pelas águas e, mais do que isso, a perda da sua produção, do seu plantio – lamentou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: