Jorge Viana ressalta importância do filme ‘Xingu’

Da Redação | 16/04/2012, 18h10

O senador Jorge Viana (PT-AC) elogiou em Plenário, nesta segunda-feira (16), o filme Xingu, do diretor Cao Hamburguer, que estreou no país no início deste mês.

O filme narra a luta dos irmãos Villas Boas para criar o Parque Nacional do Xingu, uma vasta área de reserva das culturas da Amazônia, criada em 1961, durante o governo de Jânio Quadros. O parque abriga — em cerca de 30 mil quilômetros quadrados, localizados no norte do Mato Grosso — mais de uma dezena de etnias, entre elas: Waurá, Kayabi, Ikpeng, Yudja, Trumai, Suiá, Matipu, Nahukwa, Kamaiurás, Yawalapitis, Mehinakos, Kalapalos, Aweti, Kuikuro.

Jorge Viana parabenizou o cineasta Cao Hamburger, afirmando o filme é primoroso nos detalhes e na pesquisa histórica e uma justa homenagem aos irmãos Villas Boas. Ele recomendou a todos os brasileiros que assistam ao filme.

— É um filme que certamente disputará os bons festivais mundo afora — disse Jorge Viana, cumprimentando também o ator Felipe Camargo, os coadjuvantes e os figurantes pelas boas interpretações.

Capobianco

Ao final de seu pronunciamento, Jorge Viana rebateu críticas feitas a ele pelo ex-secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco. O ambientalista, em entrevista publicada esta semana pela revista Época, considerou insuficiente a atuação do parlamentar como relator do projeto do novo Código Florestal Brasileiro na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

— O Sr. Capobianco não leu a proposta de Código Florestal que saiu do Senado; uma propostas suprapartidária, responsável e que tem lado: tem lado de fazer a defesa do meio ambiente, tem lado de considerar e respeitar os produtores e conciliar meio ambiente com produção — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: