Novo presidente da CMMC pede trabalho para a Rio+20

Da Redação | 10/04/2012, 18h18

Eleito presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) nesta terça-feira (10), o deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE) disse esperar que os próximos meses sejam de “trabalho intenso”, de modo a colaborar com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e seus eventos paralelos.

– Vamos trabalhar para que a Rio+20 possa incluir a temática do clima neste momento. Temos um trabalho intenso de fiscalização e de monitoramento em relação às políticas públicas do governo federal frente às mudanças climáticas – declarou o deputado, que espera poder formar uma agenda comum com as Comissões de Meio Ambiente do Senado e da Câmara.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi eleita vice-presidente da comissão. O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), que era o presidente da CMMC, será agora relator.

Vanessa lembrou que a CMMC é a única comissão mista em funcionamento no Congresso, além da Comissão de Orçamento, o que mostra a importância do tema. A senadora espera que a CMMC marque presença na Rio+20, apesar do pouco tempo até o evento, que ocorre em junho. No mesmo sentido, Sergio Souza enalteceu a responsabilidade dos parlamentares com o país e com o planeta.

Em votação simbólica, os membros da comissão aprovaram requerimento para participação da CMMC em reunião preparatória para a iniciativa Rio/Clima (evento paralelo à Rio+20), a ser realizado de 12 a 15 de abril em Recife.

A CMMC, composta por 12 deputados e 12 senadores, funciona desde 2008 com o objetivo de monitorar e fiscalizar as ações brasileiras para amenizar os impactos do aquecimento global. A comissão acompanha o Plano Nacional de Mudanças Climáticas e monitora a produção de energia de fontes renováveis e o incentivo à ocupação ordenada do solo, além de fiscalizar medidas de gerenciamento de resíduos sólidos e de controle da emissão de gases agravadores do efeito estufa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: