Fórum Mundial da Água: debatedores fazem balanço positivo de participação brasileira

Rodrigo Baptista | 04/04/2012, 15h20

A participação do Brasil no 6º Fórum Mundial da Água, realizado no mês passado em Marselha, França, foi elogiada nesta quarta-feira (4) durante audiência pública da Subcomissão da Água. Debatedores e senadores fizeram um balanço positivo do evento e foram unânimes ao apontar o crescente protagonismo do país em temas relacionados ao meio-ambiente.

Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), o Brasil tem avançado “aos olhos do mundo” na questão do desenvolvimento sustentável.

- O Brasil cada vez mais assume protagonismo na questão ambiental. Isso ficou claro no Fórum – ressaltou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Segundo o presidente da Agência Nacional de Águas do Brasil (ANA), Vicente Andreu, houve um reconhecimento dos avanços brasileiros.

- A delegação brasileira teve uma grande presença política e tecnicamente – assinalou.

Mas ele questionou a relevância que o tema ‘água’ terá na Rio+20 e pediu a criação de um organismo mundial que impulsione uma melhor distribuição de água entre os países.

A ministra Meio Ambiente, Izabela Teixeira, destacou que apesar de posições e distintas apresentadas durante o Fórum, ficou claro que um dos maiores desafios mundiais é unir a sustentabilidade dos recursos hídricos com as mudanças climáticas.

- Precisamos discutir o futuro do uso da água e a necessidade do desenvolvimento de tecnologias mais eficientes para reduzir desperdícios e o uso da água de forma mais estratégica – declarou.

2018

Os participantes da audiência também defenderam a realização da oitava edição do evento no Brasil em 2018. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, a proposta de realização do Fórum Mundial da Água no país foi apresentada durante a sexta edição do evento.

Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o fórum ocorre a cada três anos e tem como objetivo elaborar metas técnicas e políticas para a conservação, proteção, planejamento, gestão e uso dos recursos hídricos. Também confirmaram presença à reunião no Senado o presidente do comitê internacional do 6º Fórum Mundial da Água, Benedito Braga, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: