Conjunto de medidas do governo terá impacto positivo na indústria, afirma Sérgio Souza

Da Redação | 03/04/2012, 21h30

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) elogiou nesta terça-feira (3) o anúncio de um pacote medidas do governo federal para incentivar a indústria. Extensão do Plano Brasil Maior, as medidas incluem a desoneração da folha de pagamento de 15 setores, a prioridade para produtos nacionais nas compras do governo e mais recursos do BNDES para o setor produtivo e para a inovação.

– Trata-se de um conjunto de medidas expressivo, que certamente impactará positivamente nosso setor industrial – afirmou.

Sérgio Souza afirmou que o baixo crescimento da economia brasileira em 2011, de 2,7%, foi devido, em grande parte, ao crescimento mínimo do setor manufatureiro. Os números negativos da indústria, na comparação com o ano passado, fizeram com que as projeções para o crescimento da economia em 2012 fossem revisadas para baixo pelos analistas consultados para elaboração do Boletim Focus, do Banco Central.

No Paraná, estado do senador, a projeção também é de que a indústria avance menos que no ano passado. A quebra da safra agrícola e o saldo negativo da balança comercial também são problemas enfrentados no estado, onde a indústria vem perdendo espaço.

Apesar de ver o lançamento do pacote de medidas como positivo, o senador alertou para a necessidade de ações de longo prazo, que poderiam dar competitividade à economia brasileira. As medidas, segundo o senador, teriam de envolver redução do custo de produção, incentivo à inovação e estabilização do câmbio.

– Temos que ir além das medidas de curto prazo e realizar as reformas essenciais para dotar a economia brasileira da competitividade necessária para fazer frente às demais nações desenvolvidas e emergentes do mundo – alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: