Benedito de Lira quer cooperativa alagoana como exemplo para desenvolvimento regional

Da Redação | 29/03/2012, 19h05

O senador Benedito de Lira (PP-AL) citou em Plenário o sucesso da cooperativa Pindorama, no sul de Alagoas, e disse que ela deve servir de exemplo para o desenvolvimento do país. O parlamentar, que preside a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), pediu à presidente Dilma Rousseff que determine a seus ministros o incentivo a cooperativas organizadas nos moldes da Pindorama.

- É preciso organizar as pessoas, seguir o exemplo dessa cooperativa que temos em Alagoas – afirmou.

O senador informou que a Pindorama foi criada em 1956 pelo suíço-francês René Bertholet, em um esforço para conter o êxodo rural na região. Ela atua nos municípios de Penedo, Coruripe e Feliz Deserto e é hoje a maior cooperativa agropecuária do Nordeste brasileiro.

A cooperativa abrange uma área de 30 mil hectares e gera 12 mil empregos diretos, segundo o senador. Desde 2003, tem uma usina de açúcar e álcool que custou R$ 13,8 milhões, provenientes de recursos próprios dos 1,1 mil associados. A cooperativa produz 5 mil toneladas de cana, 330 mil litros de álcool e 6 mil sacos de açúcar a cada dia.

Também produz duas mil caixas de suco por dia, além de 500 caixas de leite de coco e 700 quilos de coco ralado. A produção da cooperativa ainda gera 10 mil litros de leite por dia e estão sendo feitos investimentos em piscicultura e plantação de pimenta.

O faturamento da cooperativa deve atingir R$ 200 milhões na safra 2011/2012. mas os sócios, informou o parlamentar, não querem receber os lucros: pedem que os recursos sejam reinvestidos na própria cooperativa.

Benedito de Lira destacou ainda o desenvolvimento humano nos municípios nos quais a cooperativa atua: nas ruas, não se veem pedintes; e todas as crianças e adolescentes estão na escola ou em cursos de treinamento.

O representante alagoano recebeu apartes dos senadores Wellington Dias (PT-PI), Ana Amélia (PP-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Lídice da Mata (PSB-BA) e Ana Rita (PT-ES).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: