Ana Amélia pede mais atenção dos parlamentares às demandas do setor produtivo

Da Redação | 29/03/2012, 16h55

A senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu, nesta quinta-feira (29), prioridade na agenda dos parlamentares para a aprovação de projetos que podem ajudar na recuperação das indústrias. De acordo com Ana Amélia, as mudanças propiciariam um cenário mais adequado para o setor produtivo brasileiro e, consequentemente, para os trabalhadores e consumidores.

Entre os projetos que aguardam votação, a indústria pede a regulamentação do trabalho terceirizado, a adoção do crédito financeiro do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a eliminação da multa de 10% do FGTS cobrado das empresas nas demissões sem justa causa.

Ana Amélia atribuiu a desindustrialização atual do país à “selvagem entrada de produtos importados”, aos altos juros e ao peso da tributação. De acordo com a senadora, a arrecadação de impostos nunca foi tão elevada.

– Matéria do jornal O Estado de S. Paulo diz que a arrecadação tributária federal em fevereiro foi de R$ 71,9 bilhões, 5,9% maior que o arrecadado em fevereiro do ano passado – ressaltou a senadora.

Ana Amélia explicou que a alta carga tributária leva a situações como a do setor coureiro calçadista do Rio Grande do Sul, que não consegue concorrer com o preço dos produtos feitos com material sintético importado, não sujeito à tributação do IPI.

Para a senadora, a alta arrecadação de impostos não afeta somente as indústrias, mas também os consumidores. Ela citou o exemplo da carga tributária dos ovos de Páscoa – correspondente a 38,6% do preço do produto. Para ela, os consumidores deveriam ser esclarecidos em relação à grande quantidade de impostos que pagam no ato da compra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: