Paulo Davim cobra cumprimento de resolução da ANS por planos de saúde

Da Redação | 27/03/2012, 17h30

Em discurso nesta terça-feira (27), o senador Paulo Davim (PV-RN) cobrou das operadoras de planos de saúde o cumprimento da resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que estabelece prazos para as autorizações de consultas, exames e atendimento de urgência. Ele também pediu que a própria ANS seja mais rigorosa na fiscalização para garantir o cumprimento da determinação.

Segundo explicou Davim, a resolução diz que um paciente que necessita de procedimento de urgência, por exemplo, deveria ter autorização imediata para realizá-lo e isso não vem ocorrendo. Ao esperar pela autorização, tem o tempo de internação aumentado, arriscando-se a perder a vida ou a contrair infecção hospitalar em virtude de uma internação prolongada, lembrou o senador.

– Está havendo um desrespeito flagrante dos operadores de plano de saúde ao que determina a ANS, trazendo prejuízos aos usuários – disse.

Na opinião do parlamentar, as operadoras não estão conseguindo se adequar à nova realidade social do Brasil, com a ascensão de milhões de cidadãos à classe C, que tiveram elevação da receita familiar e agora lançam mão de forma mais frequente dos planos de saúde suplementar. Enquanto isso, os usuários sofrem com limitações de todas as ordens, ressaltou.

– Os planos não estão apresentando resposta a essa demanda crescente – avaliou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: