Paulo Paim destaca 240 anos de Porto Alegre

Da Redação | 26/03/2012, 17h25

Em pronunciamento nesta segunda-feira (26), o senador Paulo Paim (PT-RS) saudou os 240 anos de Porto Alegre, comemorados nesta data, e disse que a capital gaúcha, hoje com 1,5 milhão de habitantes, que reúne imigrantes de todas as partes do mundo, como portugueses, alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses.

- A capital dos pampas é um mosaico de faces, origens étnicas, religiosas e lingüísticas. Uma cidade cosmopolita e multicultural, onde a troca de experiências contribui para o fortalecimento do reconhecimento político das diferenças – declarou o parlamentar, que declamou um poema do gaúcho Mario Quintana (1906-1994) em homenagem à cidade.

Paim lembrou o Mercado Municipal de Porto Alegre, onde ele fez os seus primeiros discursos quando sindicalista, como ponto de referencia da cidade, por reunir diariamente e sem distinção, pessoas de todas as classes sociais da capital gaúcha.

Comunistas

Paim também comemorou os 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), destacando a luta da agremiação em defesa da democracia no país ao longo desses anos.

Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) agradeceu o discurso de Paulo Paim, ressaltando que o partido é o mais antigo em atividade ininterrupta no Brasil, não havendo, nos últimos 90 anos, uma luta política em que a legenda não estivesse presente.

Comissão da Verdade

O senador também voltou a elogiar criação da Comissão da Verdade, instituída pelo governo brasileiro para esclarecer violações de direitos humanos no regime militar. Paim observou que a função da Comissão da Verdade não será a de julgar e nem a de indenizar. Essas atribuições, segundo ele, serão exercidas pelo Judiciário, que “está apto a fazê-lo”. A comissão ainda não foi instalada e terá prazo de dois anos para a conclusão de seus trabalhos, explicou Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: