Jorge Viana: última enchente no Acre deixa ‘lições necessárias’

Da Redação | 26/03/2012, 18h15

Depois da cheia do Rio Acre, que desabrigou milhares de pessoas em Rio Branco e outros municípios acreanos em fevereiro deste ano, o senador Jorge Viana (PT-AC) destacou em Plenário os esforços dos governos estadual e municipais para reconstruir as áreas alagadas e permitir que a população retome a vida cotidiana em suas casas. Além disso, apontou para diversas obras de infraestrutura que precisam ser feitas para evitar tragédias semelhantes. Para o senador, é importante que o episódio deixe um legado diferente dos anteriores.

- É preciso tirarmos desta cheia as lições necessárias. De que quem vive às margens de um rio têm de respeitar a força da natureza e buscar o equilíbrio entre a ocupação urbana e as intempéries da natureza – alertou, nesta segunda-feira (26).

Jorge Viana disse ter participado nos últimos dias de reuniões com representantes das associações de moradores das regiões atingidas pela enchente para discutir o processo de ocupação urbana às margens do rio. Ele afirmou ser necessário que atitudes sejam tomadas para que o sofrimento das pessoas, em caso de nova enchente, seja menor do que o do início deste ano. O senador alertou “não ser possível mudar a cidade de lugar, nem necessário”, mas que cabe ao Poder Público tomar providências junto às comunidades para evitar a perda de vidas humanas e minimizar os danos materiais.

Uma das medidas seria o projeto apresentado pela Prefeitura de Rio Branco que prevê a reconstrução da estrutura física dos bairros atingidos, como escadarias, pontes e passarelas, ao custo de R$ 18,6 milhões. Jorge Viana anunciou ainda ações de saneamento básico, melhor urbanização e a transferência de escolas e hospitais de áreas vulneráveis. Também serão instalados ao longo do rio Acre recursos tecnológicos para  monitoramento climático permanente da bacia. Uma medida que permita à população ser avisada com antecedência de eventuais enchentes.

Demóstenes

Jorge Viana também pediu em Plenário que o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) preste esclarecimentos à tribuna da Casa sobre as últimas denúncias de seu envolvimento com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Afirmando adotar uma postura de cautela e de respeito com o colega de Senado, Jorge Viana lembrou que, como pessoas públicas, eles devem satisfações à população.

- Vamos debater as denúncias, como ele sempre propôs. Neste momento em que sua vida pública está sendo questionada, o senador Demóstenes precisa vir ao Plenário e se posicionar sobre os novos fatos – defendeu.

O pedido foi apoiado, em apartes, pelos senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Ana Amélia (PP-RS). A senadora gaúcha reforçou que a sociedade espera dos senadores lisura no desempenho de suas funções e esclarecimentos ao país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: