Acir Gurgacz defende estruturação dos órgãos que fiscalizam qualidade dos alimentos

Iara Guimarães Altafin | 22/03/2012, 16h35

O crescimento da produção brasileira de alimentos requer avanços no sistema de monitoramento do uso de agrotóxicos, com melhoria da estrutura física dos órgãos responsáveis, maior número de técnicos qualificados e coordenação da geração e divulgação de informações, na opinião do senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

– Precisamos ajudar a Anvisa, o Ministério da Agricultura, o Ministério da Saúde e o Ministério do Meio Ambiente a terem melhor estrutura para acompanhar a produção brasileira de alimentos. O Brasil caminha para ser o maior produtor de alimentos do planeta e não tem estrutura mínima para qualificar nosso produto – disse.

Acir Gurgacz manifestou-se ao final da audiência pública realizada nesta quinta-feira (22) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que discutiu problemas no controle do uso de agrotóxicos no país. Para ele, os órgãos públicos precisam atuar de forma articulada e fornecer informações adequadas aos agricultores.

– Nosso objetivo é produzir alimentos de boa qualidade. É preciso uma atuação coesa dos órgãos públicos para ajudar a população nessa questão de utilização de agrotóxicos nos alimentos consumidos pelos brasileiros e nos produtos exportados.

Na opinião do senador, é majoritária no agronegócio brasileiro a visão que a lucratividade da agricultura resulta da oferta de produtos de qualidade. Mas o senador se disse preocupado com os riscos à qualidade dos alimentos, devido a falhas de estrutura e de coordenação apontadas pelos participantes da audiência pública.

– Saio mais preocupado do que entrei nessa audiência. Vamos continuar debatendo, nos aprofundar nesse assunto – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: