Causas do novo vazamento em campo da Chevron serão analisadas quinta-feira

Iara Guimarães Altafin | 20/03/2012, 10h37

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realiza audiência pública quinta-feira (22), às 14h, para tratar do novo vazamento de óleo no Campo do Frade, na Bacia de Campos (RJ), operado pela Chevron. O presidente da CMA, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), convocou o debate para que os senadores possam conhecer as causas do problema e as medidas necessárias para evitar novos vazamentos.

Este é o segundo vazamento de óleo no Campo do Frade em quatro meses e a empresa suspendeu temporariamente as atividades para buscar as causas do acidente. Para o delegado da Polícia Federal responsável pelo caso, Fábio Scliar, o problema foi causado por pressão excessiva na perfuração, conforme declarações à imprensa.

Com a audiência pública, Rollemberg quer ouvir os responsáveis pelo campo e as autoridades envolvidas na apuração do caso.

– A reincidência de vazamento já é uma questão muito grave e as informações veiculadas até o momento apontam para a possibilidade de que os riscos sejam ainda maiores do que se imaginava. Precisamos ouvir todos os atores que estão acompanhando o caso e conhecer com profundidade o assunto ­– disse.

Segundo informou, os senadores querem saber o que o Ministério Público e a Polícia Federal já apuraram sobre o vazamento de óleo e conhecer a posição da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Ibama.

O delegado Fábio Scliar já confirmou presença na audiência. Também foram convidados representantes da Chevron, da ANP, Ibama e Ministério Público.

Rollemberg, que participa na Europa de reuniões preparatórias para a Cúpula de Legisladores que antecede a Conferência Rio+20, disse considerar o novo vazamento da Chevron como mais um alerta para a necessidade da definição de regras seguras para a exploração do petróleo no pré-sal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: