CI vai discutir a situação da Centrais Elétricas do Pará

Da Redação | 15/03/2012, 13h44

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) vai realizar audiência pública para discutir a situação financeira da Centrais Elétricas do Pará (Celpa). Requerimento com esse objetivo, de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS), foi aprovado nesta quinta-feira (15) pela comissão.

A razão de a Celpa ter atingido tal nível de dificuldade, ressaltou Delcídio Amaral, deve ser discutida pela comissão, pois, segundo ele, trata-se de uma situação “complexa”. Para o senador as tarifas praticadas e o nível de perdas são aspectos que merecem atenção.

- O assunto não é tão simples como dizem. Apenas se coloca a responsabilidade para o Grupo Rede. É uma situação complexa. A Eletrobrás tem 34% da Celpa. Como deixaram chegar a essa situação, levando essas dificuldades e transtornos ao povo do Pará ?–  questionou Delcídio.

Na avaliação de Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a situação pode se estender ao Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e a algumas cidades de São Paulo, onde o Grupo Rede atua. Para ele, poderá haver uma situação de calamidade caso não haja distribuição regular de energia elétrica.

Para tratar do assunto, serão convidados o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson José Hübner Moreira; e os presidentes da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto; do Conselho de Administração do Grupo Rede, ao qual a Celpa pertence, Jorge Queiroz de Moraes Junior; e do Sindicato dos Urbanitários do Estado do Pará, Ronaldo Romeiro. Também será chamado a participar do debate o governador do Pará, Simão Jatene, por sugestão do senador Flexa Ribeiro.

Por sugestão do senador Lobão Filho (PMDB-MA), a reunião poderá acontecer em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Iara Farias Borges

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: