CAS vai discutir cumprimento de regras para conservação de alimentos

Da Redação | 14/03/2012, 14h09

Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizarão audiência pública para discutir riscos de descumprimento das regras de conservação dos alimentos comercializados.

Autor do requerimento propondo o debate, Cyro Miranda (PSDB-GO) disse acreditar que não estão sendo observadas regras para conservação de alimentos que devem ser mantidos sob refrigeração, o que comprometeria a qualidade destes.

– Está acontecendo, por esse Brasil afora, uma descontinuidade na temperatura dos alimentos quando saem da fábrica, seja no transporte ou nos supermercados, que desligam os freezers e conservadoras à noite. E o alimento então fica tão impróprio para o consumo, ou mesmo pior, do que aquele que está com prazo de validade vencido – explicou.

Serão convidados para a audiência pública representantes da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa); da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); do serviço de Informação da Carne (SIC); e da Sociedade de Gastronomia e Nutrição. A data do debate ainda será marcada pela comissão.

Farmacêuticos

Com o objetivo de reunir informações para análise do PLC 113/2005, que trata da jornada de trabalho dos farmacêuticos, os senadores da CAS também aprovaram requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) para a realização de debate sobre o assunto, marcado para o próximo dia 21.

Será uma audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), quando os parlamentares ouvirão representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Federal dos Farmacêuticos e da federação nacional da categoria, entre outros.

Transporte de passageiros

Na mesma reunião, foi aprovado requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS) propondo a realização de audiência pública para discutir mudanças em estudo na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o transporte intermunicipal e internacional de passageiros.

– A ANTT vai alterar os critérios do transporte coletivo intermunicipal e internacional e isso terá impacto sobre o consumidor e sobre o emprego nas indústrias que são fabricantes de ônibus – disse Ana Amélia, ao justificar a realização do debate.

A audiência pública será realizada em conjunto com a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e contará com a participação de representantes da ANTT, do Ministério dos Transportes e da Associação Nacional de Fabricantes de ônibus, entre outros.

 Iara Guimarães Altafin

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: