Randolfe Rodrigues defende taxação sobre capital estrangeiro

Da Redação | 13/03/2012, 21h55

Em pronunciamento nesta terça-feira (13), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) defendeu a aprovação de projeto de lei que estabelece cobrança de Imposto de Renda (IR) sobre o capital estrangeiro que ingressa no país para lucrar com os juros altos. De autoria da ex-senadora Marinor Brito, do PSOL do Pará, a proposta tem como relator o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que já se manifestou favorável à matéria, adiantou Randolfe.

Ao comentar dados apresentados nesta terça-feira em audiência pública no Senado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o senador avaliou que a taxação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), estabelecida recentemente pelo governo, não chega nem a “fazer cócegas” no capital estrangeiro, diante do montante de recursos que dá entrada no país, a partir da presente crise nas economias desenvolvidas.

Randolfe Rodrigues disse que a ausência de taxação de IR sobre o capital estrangeiro também representa uma grave injustiça com o trabalhador brasileiro, que é obrigado a descontar mensalmente uma alíquota de 27,5%.

O senador ressaltou que os US$ 8,8 trilhões de capital estrangeiro citados na palestra por Mantega vieram para o Brasil apenas pela alta taxa de juros praticada no pais, considerada a maior do mundo (9,75%), sem qualquer preocupação com a implantação de empreendimentos para o desenvolvimento da economia nacional.

- [Os capitais] assim como vieram, vão. E, quando saírem, podem deixar uma terrível nuvem de capital especulativo sobre a economia brasileira – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: