Paulo Bauer quer que todos os benefícios governamentais sejam pagos preferencialmente às mulheres

Anderson Vieira | 07/03/2012, 20h30

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) prestou uma homenagem às mulheres em Plenário, nesta quarta-feira (7), pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Ele anunciou a apresentação de projeto de lei para determinar que o pagamento de benefícios sociais mantidos pelo governo federal – a exemplo do que já ocorre com o programa Bolsa Família – seja feito preferencialmente à mulher responsável pela unidade familiar.

De acordo com Paulo Bauer, a previsão de pagamento preferencial à mulher responsável pela família, contida na lei que criou o programa Bolsa Família, foi uma medida fundamental para o sucesso do programa.

Por esse motivo ele propôs em seu projeto estender essa determinação do pagamento preferencial à mulheres a outros programas assistenciais e de transferência de renda mantidos pelo governo federal, tais como o Programa de Erradicação do Trabalho  Infantil, o Programa de Apoio à Conservação Ambiental e o Programa de Fomento às atividades Produtivas Rurais.

- Essa preferência é um dos elementos que contribuem para o sucesso desse programa [o Bolsa Família], pois as mulheres tendem a utilizar os recursos recebidos de modo mais eficaz devido à reconhecida habilidade que têm em cuidar adequada e responsavelmente da manutenção de suas famílias – disse.

Na avaliação de Paulo Bauer, a medida valoriza a mulher como responsável pela família, inclusive na gestão de recursos financeiros, tarefa tradicionalmente atribuída, na cultura brasileira, ao homem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: