Vanessa Grazziotin pede acordos bilaterais para resolver a questão dos haitianos

Da Redação | 06/03/2012, 16h40

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) reclamou da falta de acordos bilaterais entre Brasil e Haiti, e também com países como Peru e Equador, que funcionam como “corredores” na imigração dos haitianos para os estados da região Norte, principalmente Acre e Amazonas. Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (6), ela pediu empenho à diplomacia brasileira para que novos tratados facilitem a fiscalização e as buscas eficientes nessas rotas.

Vanessa avaliou como “extremamente elucidativa” a audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas, da qual é presidente, ocorrida na segunda-feira (5), em Manaus.

A reunião tratou especificamente da imigração ilegal de haitianos para o Brasil. De acordo com ela, os haitianos contaram na audiência que sua vinda foi facilitada por grupos que agem de forma marginal e que lhes estariam extorquindo recursos, ameaçando, inclusive, suas famílias.

No Plenário, a senadora disse que a comissão não poderá se omitir sobre essas muitas denúncias, embora a vinda dos haitianos não seja considerada tráfico de pessoas, propriamente dita, porque as pessoas realizam consórcio familiar para pagar os custos da vinda e quem vem se compromete a enviar aos familiares recursos oriundos do seu trabalho no Brasil.

- Deixamos claro que não temos nada contra a presença dos haitianos no Brasil. Ao contrário, o Brasil é um fruto da miscigenação. Recebemos negros, europeus, todos, de braços abertos e assim deverá continuar a ser. Esse povo sabe, melhor do que em qualquer outra nação do mundo, receber as pessoas em nosso território – disse Vanessa Grazziotin.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: