Eduardo Braga pede providências do MP para melhorar distribuição de água no Amazonas

Da Redação | 06/03/2012, 20h05

Em discurso nesta terça-feira (6), o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) pediu ao Ministério Público para tomar providências em relação à empresa Águas do Amazonas, de forma que a população de Manaus tenha serviços adequados de água e esgoto. Para o senador, a chegada de um novo sócio para a concessionária, anunciada pelos meios de comunicação como uma solução para os problemas de falta de água na capital amazonense, não trará resultados concretos.

– Os problemas de abastecimento de água na capital amazonense se acentuaram desde o momento da privatização da concessão, lá nos idos anos 2000, e ampliaram-se a partir da repactuação ocorrida em 2007, quando o grupo atual passou a mandar na concessionária pagando a irrisória quantia de um dólar pela maioria do capital daquela empresa – disse o senador.

Eduardo Braga avaliou que a mudança na empresa Águas do Amazonas precisa alcançar os responsáveis pelo serviço “degradante” oferecido à população de Manaus e indagou se o investimento resultará em ampliação da distribuição ou se terminará “nos bolsos dos administradores”.

O senador citou o grande número de sanções aplicadas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) contra a concessionária, incluindo mais de 100 notificações, 34 advertências e 61 recomendações de multas.

– Diante desse quadro de descalabro, defendo que a caducidade do contrato de concessão já deveria ter sido há muito declarada pela prefeitura, mediante o reconhecimento de que não há direito da atual concessionária continuar explorando seus serviços.

Da Redação

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: