Brasil quer intensificar cooperação internacional para uso de bases de outros países na Antártica

Da Redação | 06/03/2012, 10h56

O secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Elias, informou que o Brasil pretende intensificar a cooperação internacional para discutir a possibilidade de cessão de tempo para uso das áreas de pesquisa nas estações já estabelecidas na Antártica.

Na avaliação de Luiz Elias, é importante atrelar as atividades de reconstrução da estação brasileira na Antártica às ações do Plano Plurianual (PPA). Para ele, o conhecimento adquirido nas pesquisas no continente Antártico fazem parte de um eixo estratégico, o que exige pleno esclarecimento dos fatos que resultaram no incêndio da Estação Antártica Comandante Ferraz.

- A sociedade do futuro se faz pela sociedade do conhecimento - disse o secretário, ao fazer apelo ao governo federal para que continue alocando recursos para o programa.

O secretário participa na manhã desta terça-feira (6) de audiência púbica promovida pelas comissões de Ciência e Tecnologia (CCT), Meio Ambiente (CMA) e Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para discutir o acidente na base brasileira da Antártica.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: