Barão do Rio Branco recebe homenagens no centenário de sua morte

Da Redação | 05/03/2012, 13h37

Um dos estadistas mais reverenciados da história nacional, o Barão do Rio Branco recebeu homenagem no Plenário, nesta segunda-feira (5), por ocasião dos cem anos de seu falecimento. Na sessão, o presidente da Casa, José Sarney, disse que o país deve cultivar a justa vaidade de possuir a figura de Rio Branco entre seus grandes heróis, a seu ver o maior no século XX, em razão de suas ações no campo diplomático para consolidar pacificamente as fronteiras nacionais. 

- Herói não é somente aquele que vence batalhas com espada e sangue. Rio Branco venceu todas as batalhas, conquistando territórios para o Brasil, criando consciência de paz, negociação e de construção da nossa grande pátria – destacou.

O senador Jorge Viana (PT-AC), primeiro propositor da homenagem, disse que Rio Branco sempre se comportou como se tivesse absoluta consciência de que o Brasil estava destinado a liderar, mais cedo ou mais tarde, não só a América latina, mas também, em grande medida, o cenário internacional, fato que salientou como evidente na atualidade.

Também fizeram pronunciamentos durante a sessão o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Fernando Collor (PTB-AL), Aníbal Diniz (PT-AC), Ana Amélia (PP-RS) e João Capiberibe (PSB-AC). 

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: