Incentivos às exportações, à indústria da defesa e à construção de cinemas na pauta do Plenário

Da Redação | 27/02/2012, 15h52

Três Projetos de Lei de Conversão com prazo de vencimento no dia 8 de março trancam a pauta de votações do Senado nesta semana. De acordo com o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), o primeiro projeto (PLV 1/2012), cujo objetivo é fomentar as exportações, deve ser votado na próxima quarta-feira (29), e os outros dois, no dia seguinte.

Romero Jucá lembrou que os projetos - resultantes de alterações em medidas provisórias - chegam ao Plenário com prazo de validade bastante curto e pediu aos senadores um esforço para sua discussão e votação. 

Exportações

O texto do PLV 1/2012 determina o repasse de R$ 1,95 bilhão aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, em três parcelas iguais de R$ 650 milhões. Esses repasses, determinados na Medida Provisória 546/2011, já foram feitos nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado. O objetivo é compensar perdas resultantes da isenção do ICMS a produtos exportados, mas não cobertos pela Lei Kandir.

O rateio dos recursos foi feito de acordo com regras da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Cabe aos estados e ao Distrito Federal a prestação de informações sobre o aproveitamento dos créditos pelos exportadores.

Defesa

Vinculada ao decreto que estabeleceu a Estratégia Nacional de Defesa (END), cujo objetivo é capacitar a indústria para que conquiste autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa do país, a Medida Provisória 544/2011 criou normas especiais para compras, contratações e desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa.

A MP, que chegou ao Senado na forma do PLV 2/2012, dispõe sobre regras de incentivo à área estratégica de defesa, mediante a criação do Regime Especial Tributário para a Indústria de Defesa (Retid). Pelo regime proposto, ficam isentas do IPI, do PIS/Pasep e da Cofins as empresas estratégicas de defesa (EED) e as empresas que participem da cadeia de produtos estratégicos de defesa das EEDs. 

Café e cinema

O PLV 3/2012 cria o Programa Cinema Perto de Você, com o objetivo de ampliar, diversificar e descentralizar o mercado de salas de exibição cinematográfica no país. O programa prevê linhas de crédito e investimento para implantação de complexos de exibição e medidas tributárias de estímulo à expansão e à modernização do parque exibidor.

A MP 545/2011, que deu origem ao PLV, também suspendeu a incidência da contribuição para o PIS/Pasep e Cofins sobre as receitas decorrentes da venda do café não torrado, exceto quando se tratar da venda ao consumidor final. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: