Senado e Conselho de Oftalmologia promovem fórum sobre saúde ocular

Da Redação | 24/02/2012, 15h16

Prevenção da cegueira, inserção social do deficiente visual e programas públicos de atendimento oftalmológico estão entre os temas em discussão no 4º Fórum Nacional de Saúde Ocular, que acontece na quarta-feira (29), no Auditório Petrônio Portela, no Senado.

O evento é uma realização conjunta do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e do Senado, com apoio da Câmara dos Deputados e do Ministério da Saúde. Os organizadores esperam reunir parlamentares, gestores públicos, oftalmologistas e entidades que representam os pacientes, para discutir políticas públicas para o setor.

A longa espera por cirurgias de catarata e por transplantes de córnea é uma das preocupações dos especialistas que atuam na área. Segundo informações da CBO, o país já chegou a realizar 600 mil cirurgias de catarata por ano e hoje realiza pouco mais de 450 mil anualmente. A entidade também revela que a fila de espera por córneas para transplante reúne cerca de 20 mil pessoas.

No evento, serão discutidas ações para reverter esse quadro e mecanismos para assegurar recursos para ações sociais preventivas e para programas comunitários de saúde ocular. Também serão analisadas políticas adotadas nos últimos dez anos e o futuro da assistência oftalmológica prestada no país.

A programação completa do 4º Fórum Nacional de Saúde Ocular está disponível no site da CBO, no endereço http://www.saudeocular.org.br/programacao.html.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: