Hidrelétrica de Santo Antônio começa a funcionar no próximo mês, comemora Valdir Raupp

Da Redação | 22/02/2012, 18h26


Último a discursar nesta quarta-feira (22), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou que a primeira turbina da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira em Rondônia, começa a funcionar no mês de março. De acordo com o senador, a construção das usinas no Rio Madeira já transformou positivamente a realidade do estado.

Raupp disse que durante o "pico das obras" das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau, mais de 40 mil trabalhadores ficaram ocupados. A economia da capital Porto Velho foi beneficiada de maneira significativa, afirmou o senador.

- O impacto da construção dessas hidrelétricas em Rondônia tem sido efetivamente considerável. Os salários aumentaram; a renda, circulando, cresceu significativamente - disse o senador ao informar que, apenas em salários, o consórcio que constrói ambas as usinas vai pagar cerca de R$ 1,5 bilhão no total.

Em 2011, disse Raupp, o recolhimento de ICMS em Rondônia aumentou 30%. Além disso, acrescentou o senador, 80% da mão de obra nos canteiros é de trabalhadores da própria região.

- A cultura da informalidade no trabalho foi quebrada. Temos hoje um mercado de trabalho mais complexo, com oferta de mão de obra mais qualificada e experiente. Além do mais, cada emprego direto gerado pela construção implica três ou quatro indiretos - pontuou.

Entretanto, salientou Rauup, o estado precisa estar preparado para quando as obras dessas usinas estiverem concluídas. Os trabalhadores vão necessitar mais trabalho e empregos.

Além de outras usinas em construção ou a serem construídas na Região Norte, disse o senador, as autoridades podem ajudar os trabalhadores a conseguirem colocação em obras em países vizinhos das quais o Brasil for participar.

Ele citou como exemplo a construção da usina de Belo Monte, obras no Peru e na Bolívia, construção de eclusas no Rio Madeira, do gasoduto Urucu-Porto Velho e das pontes entre Brasil e Bolívia e entre Porto Velho e Manaus, restauração e ampliação de rodovias federais e estaduais

- Outros projetos envolvem a exploração sustentável de recursos, a instalação de tanques para a aquicultura nos reservatórios de Santo Antônio e Jirau e a criação de uma zona de processamento de exportação em Porto Velho - assinalou.

Em aparte, o senador Pedro Taques (PDT-MT) elogiou o pronunciamento do colega e aproveitou para informar que a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado debaterá em breve a viabilidade da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste. Raupp acrescentou que vai lutar para que esta ferrovia chegue até o Rondônia, beneficiando o escoamento da produção de grãos de vários estados brasileiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: