Benedito de Lira cobra política de incentivo à indústria sucroalcooleira

Da Redação | 15/02/2012, 15h39


Em pronunciamento nesta quarta-feira (15), o senador Benedito de Lira (PP-AL) disse que o governo precisa estabelecer políticas públicas para incentivar a indústria sucroalcooleira, para garantir as condições necessárias para o Brasil se tornar o maior produtor de açúcar e etanol do mundo.

Benedito ressaltou que o Brasil combina uma ampla frota de carros flex com distribuição eficiente de etanol em larga escala. Tal condição, segundo ele, torna o setor um dos mais modernos e eficientes do país, que conta com 400 usinas em operação e produz anualmente 600 milhões de toneladas de cana de açúcar, dando origem a 27 bilhões de litros de etanol - a maior produção mundial de açúcar e álcool.

Ao expor a relevância da promoção de incentivos e políticas públicas que viabilizem a ampliação da indústria sucroalcooleira, Benedito citou o programa Pro Renova, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com R$ 4 bilhões para financiar a renovação de mais de 1 milhão de hectares de lavoura, suprindo a demanda crescente das usinas por matéria prima.

No que tange às condições de trabalho nos canaviais, o senador disse que os avanços foram substanciais nos últimos anos, com a geração de mais de 1 milhão de empregos formais nas lavouras. Em 2008, em iniciativa pioneira, representantes do governo, empresários e trabalhadores assinaram compromisso de aperfeiçoar as condições de trabalho na indústria da cana de açúcar, afirmou.

Representante de Alagoas, Benedito disse que o estado é o maior produtor de cana e etanol do nordeste brasileiro, com 24 indústrias, que geram mais de 270 mil empregos.

- É um negócio genuinamente brasileiro, com tecnologia desenvolvida em território nacional. Cabe aos homens públicos oferecer as condições necessárias para que a atividade se desenvolva e atinja padrões de excelência laboral e ambiental - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: